Descobrir se a energia solar funciona à noite é uma dúvida bastante comum para quem se interessa por esse modelo de geração de eletricidade.
O fato é que sem luz solar, não há produção de energia, mas isso não significa que ao instalar um sistema fotovoltaico você só terá energia elétrica durante o dia.
Continue a ler o texto e tenha mais detalhes sobre como tudo isso funciona!
A energia solar funciona à noite?
O sistema de captação solar e o modelo de geração garantem que mesmo à noite ou em dias nublados o fornecimento não seja interrompido.
Assim, para entender como a energia solar funciona à noite, saiba que o sistema fotovoltaico recebe o suporte da rede distribuidora de energia ou de baterias, portanto, esses dois modelos de estrutura vão garantir que você possa ligar lâmpadas, TV, ar-condicionado e quaisquer outros eletrodomésticos dentro da sua casa no período noturno.
Modelo on grid: suporte da distribuidora de energia
O on grid é o modelo de geração mais utilizado em centros urbanos. Nele, o sistema de captação funciona conectado à rede da distribuidora de energia que abastece o imóvel.
Nesse sistema, é feita uma compensação de energia entre a produção dos painéis solares e o consumo, utilizando a rede da distribuidora convencional como suporte para que o abastecimento não seja interrompido no período noturno.
Durante o dia, os painéis geram energia por meio da luz solar. Caso a produção diária seja superior à demanda da unidade consumidora, esse excedente é injetado na rede elétrica convencional, gerando “créditos” que podem ser usados depois, inclusive à noite. E mesmo que durante o dia não tenha havido muita produção, a distribuidora de energia irá suprir as necessidades daquele imóvel.
Com o sistema on grid, o medidor de energia tradicional é trocado por um relógio bidirecional que mostra a quantidade de eletricidade consumida da distribuidora e quanto foi devolvido para a rede por meio da captação solar. Isso facilita o monitoramento e o controle sobre qualquer gasto.
E para que o sistema fotovoltaico seja o mais eficiente possível e produza energia suficiente para as necessidades do imóvel, é feito todo um projeto de mapeamento do consumo que permite que a compensação aconteça. Nesse modelo de geração, a economia mensal na conta de luz pode chegar a 95%.
O sistema de compensação de energia elétrica está previsto na normativa ANEEL 482/12, que tem como objetivo garantir que o consumidor não fique sem eletricidade.
A mesma regulamentação determina que o abastecimento solar seja interrompido caso haja parada na rede distribuidora, mesmo com a instalação do sistema solar fotovoltaico gerador de energia elétrica.
Esse modelo é conhecido como “anti-ilhamento”, que significa que um sistema não pode operar isolado (ilhado). Ou seja, por uma questão de segurança, se toda a rua ficar sem energia elétrica, a casa ou loja que trabalha com o sistema fotovoltaico também fica sem energia.
Modelo off grid: suporte das baterias
Já o sistema off grid trabalha de forma independente, sem ligação com a rede elétrica de distribuição local. Para suprir as necessidades noturnas do imóvel, a tecnologia de captação solar funciona com o suporte de baterias que são carregadas durante o dia.
O processo acontece de forma similar ao modelo on grid. Durante o dia, os painéis produzem energia solar fotovoltaica normalmente. O excedente é armazenado pelas baterias, que irão funcionar à noite, garantindo o fornecimento.
Além de imóveis em áreas rurais que não têm acesso à eletricidade, este modelo pode ser usado em veículos, luminárias, foodtrucks, sistemas de câmeras de monitoramento e outros.
Energia solar para condomínios
Os sistemas de captação e geração de energia solar são ideais para quem deseja ter mais controle e planejamento sobre o orçamento doméstico. Seja em casa ou apartamento, é possível ter um sistema fotovoltaico.
No responses yet